Somos como brotos
- Denise Raissa Psicóloga

- 27 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de mar. de 2021
Uma reflexão sobre a experiência humana a partir da Abordagem Centrada na Pessoa.

Os brotos são pequenas demonstrações do movimento da vida. Eles surgem em vários lugares e buscam crescer mesmo aonde a gente menos espera e, em muitas das vezes, sob condições não muito favoráveis para seu crescimento. Assim, podemos encontrar os pequenos brotos no telhado, em calhas e até emergindo entre as calçadas. Eles estão ali tentando crescer com os recursos que têm disponíveis e tentando se desenvolver da forma que conseguem.
Sabemos que se estes mesmos brotos estivessem em condições melhores, com sendo plantados em um solo fértil, sendo regados e cuidados, eles se desenvolveriam mais rápido e logo deixariam de serem brotos.
Para os psicólogos da Abordagem Centrada na Pessoa, as pessoas são como os brotos: nós, seres humanos, também podemos nos desenvolver de forma mais plena em condições que favoreçam nosso crescimento. Assim, na psicoterapia, pode-se proporcionar algumas condições que facilitem o crescimento das pessoas e assim, elas possam se desenvolver diante das adversidades da vida.
Você se considera um broto?
Como está seu crescimento?
Quem escreve

Denise Raissa Lobato Chaves é psicóloga, especialista em Psicologia da Saúde, pós-graduada em Saúde Mental e tem experiência na prevenção e tratamento de transtornos mentais. Realiza psicoterapia online e presencial com adultos e adolescentes em Belém-PA.
Perfil no Instagram: @psideniseraissa





Comentários