Informações sobre Psicoterapia Online
- Denise Raissa Psicóloga

- 3 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mar. de 2021
Principais esclarecimentos sobre o atendimento psicológico por meio de tecnologias da informação regulamentado pela Resolução nº11/2018 do CFP.

Psicólog@s e as Tecnologias da Informação
A Resolução n°11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamenta e habilita qualquer profissional da psicologia a prestar serviços psicológicos por meio das tecnologias da informação, dentre eles, a psicoterapia. Para que o psicólogo esteja habilitado a atuar e prestar serviços nestas modalidades, o profissional deve possuir um cadastro na plataforma virtual do Conselho Federal de Psicologia (e-Psi) e mantê-lo atualizado.
Sobre a Psicoterapia Online
O Conselho Federal de Psicologia habilita que os psicólogos possam realizar a psicoterapia por meio de ligações por meio de aparelhos telefônicos, aplicativos, plataformas digitais e qualquer outros modos de interação que possibilitem o contato, utilizando a internet ou não. Além disso, as ligações podem ser realizadas por chamadas de voz ou chamadas de vídeo e, ainda, por meio de e-mail ou mensagens de texto. Sendo assim, qualquer pessoa pode entrar em contato com um profissional de psicologia independente de sua localidade e realizar psicoterapia por meio de chamada de voz ou de vídeo.
Para psicoterapia online, eu utilizo chamadas de voz ou chamadas de vídeo pelos aplicativos Google Duo e Skype, os quais são seguros e criptografados. Além disso, os atendimentos não são gravados e apresentam respaldo no Código de Ética do Psicólogo, de forma a garantir o sigilo profissional.
Caso tenha interesse, a Resolução do CFP 11/2018 é aberta ao público e pode ser acessada na íntegra neste link.
A Psicoterapia Online e a Pandemia do Coronavírus
Em comunicado à categoria, o Conselho Federal de Psicologia solicitou que os serviços psicológicos fossem temporariamente suspensos e que fossem realizados por meio das tecnologias da informação a fim de colaborar com medidas preventivas e de isolamento social recomendadas pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde. Além disso, CFP considera que os psicólogos devem contribuir para orientar sobre ações preventivas que visem minimizar riscos de contaminação pelo novo corona vírus.
Caso tenha dúvidas sobre o trabalho do psicólogo, pode consultar algumas perguntas respondidas por mim neste link. Ou caso queira algumas orientações ou deseja realizar psicoterapia, pode entrar em contato comigo por meio e-mail e número disponíveis abaixo.
Quem escreve

Denise Raissa Lobato Chaves é psicóloga, especialista em Saúde Mental e tem experiência na prevenção e tratamento de transtornos mentais. Realiza psicoterapia online e presencial com adultos e adolescentes em Belém-PA. Visualizar perfil completo Contato: deniseraissapsi@gmail.com | (91)982328267





Comentários